Blogue elaborado no âmbito do Mestrado em Pedagogia do E-Learning
Unidade Curricular: Metodologia de Investigação em Contextos Online
Docente: Professora Doutora Alda Pereira

Actividades de Aprendizagem

sexta-feira, 5 de março de 2010

Problemáticas de Investigação Online

" Gros, B. y Silva, J. Barberà, E. (2006, Julio). Metodologías para el análisis de espacios virtuales colaborativos. RED. Revista de Educación a Distancia , número 16. 2006 em http://www.um.es/ead/red/16” . Consultado em 23/02/2010.


O artigo seleccionado aborda os métodos de análise utilizados para as interacções em ambientes virtuais. Faz uma sistematização das tendências da investigação, priorizando a análise da interacção entre os participantes e a análise do discurso durante o processo de construção do conhecimento. Refere as metodologias de investigação utilizadas na análise dos espaços virtuais de aprendizagem. Descreve e discute os principais métodos para análise qualitativa através de modelos de categorização predeterminados e de outras variações metodológicas. No último ponto, são analisadas as metodologias aplicadas no estudo das condições que favorecem a aprendizagem colaborativa através das intervenções dos participantes.


Software de medida insuficiente
Estudos sobre a interacção e construção colaborativa de conhecimento através de espaços virtuais requerem processos de análise minuciosos. O software utilizado actualmente ainda é muito deficiente na sua capacidade de fornecer ferramentas de análise e avaliação do processo. Neste sentido, a maioria plataformas de E-learning fornecem apenas uma informação quantitativa muito geral.

Analisar em diferentes vertentes
Os dados quantitativos sobre o número de intervenções, a distribuição de intervenções, etc., são úteis para ter uma primeira aproximação às interacções produzidas no espaço virtual, mas são insuficientes para a investigação dos processos de aprendizagem gerados. Por isso, é necessário o uso de metodologias de análise que permitam avaliar o processo gerado a partir de intervenções dos diversos participantes. É necessário diferenciar, por um lado, entre a natureza das intervenções e as metodologias de análise das mesmas. E além disso, analisar as condições que favorecem o processo de aprendizagem colaborativa através da rede.

Coerência no processo
Os modelos de classificação dos processos de interacção são úteis, mas é necessário partir para a construção dos mesmos de modo a que haja uma coerência entre os resultados da concepção do projecto, a sua aplicação e os resultados da aprendizagem.

Combinação de áreas
Por vezes é difícil usar categorias padrão ou predeterminadas. Por isso, é preciso combinar esta metodologia com modelos de geração de categorias a partir da análise do discurso gerado nas áreas de trabalho entre os professores participantes no curso e os tutores do mesmo.

Metodologia proposta
A metodologia de análise proposta implica um processo de categorização que implica uma dupla análise. Primeiro, uma vez estabelecidas as categorias de discurso geradas nas mensagens o investigador deve submeter à análise a outros especialistas da mesma área. Uma vez analisadas e comparadas as semelhanças, o investigador deve analisar as mensagens, de acordo com estas semelhanças. Existe um segundo nível de comparação, que incorpora a metodologia proposta, que é validar este segundo nível de análise com especialistas. Isto é, não só validar categorias, mas também a aplicação destes com os dados obtidos. Este segundo nível de validação assegura um consenso sobre a aplicação e interpretação dos dados.

Conclusão
Apesar das dificuldades em analisar o discurso do espaço virtual, a opinião formada é, de que é importante que as metodologias de análise utilizadas permitam obter uma maior fiabilidade, validade e replicabilidade dos resultados obtidos na investigação.

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