Blogue elaborado no âmbito do Mestrado em Pedagogia do E-Learning
Unidade Curricular: Metodologia de Investigação em Contextos Online
Docente: Professora Doutora Alda Pereira

Actividades de Aprendizagem

Tema III


Temática 3:  A análise de dados
Actividade 3 : Processos de análise de dados


A realização de uma análise de conteúdos é um tratamento de dados que por mais objectiva que se pretenda fica sempre dependente da experiência e sensibilidade da pessoa que a analisa. Este deverá procurar ver sempre se a sua codificação se mantém ao longo do tempo, devendo realizar mais que uma análise, isto é, após a primeira realizar uma segunda verificando se se mantêm as categorias ao longo do tempo. Para a análise ser mais objectiva, a pessoa que está a fazer a análise, deverá solicitar um especialista. Todos estes passos são necessários de modo a que se verifique a fidelidade intracodificador e intercodificadores respectivamente.

O trabalho de análise da conteúdos entre pares foi realizado por uma equipa constituída por mim e pela colega Rosalina, em que cada foi verificar se o recorte da entrevista seria o mesmo, se com as mesmas unidades de contexto, criava as mesmas subcategorias e unidades de registo e finalmente se as categorias seriam as mesmas.
 


Transcrição da entrevista efectuada - Pedro
                                                          - Rosalina

Análise e interpretação em equipa das entrevistas realizadas
- Rosalina
- Pedro








Com o objectivo de proceder à análise da entrevista do colega do grupo e verificar se o recorte da entrevista seria o mesmo, eu e a Rosalina realizámos duas reuniões de trabalho, com uma duração média de 1h30, efectuadas via GoogleTalk, em que demos a conhecer um ao outro os respectivos pareceres. Foram realizadas comparações dos resultados, tendo-se verificado algumas discrepâncias, tentámos perceber a sua razão.
Desse trabalho resultou a alteração da análise que eu tinha feito à minha entrevista, uma vez que na identificação das unidades de registo, procedera, antes à atribuição de uma subcategoria. Esse facto exigiu que eu refizesse a análise da minha entrevista.
Em relação à entrevista da Rosalina, procedi da seguinte forma: Comecei por ler a transcrição da entrevista, com o objectivo de ficar com a ideia global da entrevista. De seguida elaborei um mapa, onde fui inscrevendo as unidades de contexto, unidades de registo, categorias e sub-categorias e o tema. Após esta fase, passei à comparação das análises (da Rosalina e minha), tendo concluído que havendo terminologias diferentes, a análise da entrevista no global não tinha grandes divergências.


Problemáticas de investigação online-análise de interacções

Com a comunicação mediada por computador surge a questão da análise de interacções em contextos online. Com um número de intervenientes maior, será pertinente recorrer a outras técnicas de análise, a análise de interacções e análise de redes sociais.


" Gros, B. y Silva, J. Barberà, E. (2006, Julio). Metodologías para el análisis de espacios virtuales colaborativos. RED. Revista de Educación a Distancia , número 16. 2006 em http://www.um.es/ead/red/16” . Consultado em 23/02/2010.


O artigo seleccionado aborda os métodos de análise utilizados para as interacções em ambientes virtuais. Faz uma sistematização das tendências da investigação, priorizando a análise da interacção entre os participantes e a análise do discurso durante o processo de construção do conhecimento. Refere as metodologias de investigação utilizadas na análise dos espaços virtuais de aprendizagem. Descreve e discute os principais métodos para análise qualitativa através de modelos de categorização predeterminados e de outras variações metodológicas. No último ponto, são analisadas as metodologias aplicadas no estudo das condições que favorecem a aprendizagem colaborativa através das intervenções dos participantes.


Software de medida insuficiente

Estudos sobre a interacção e construção colaborativa de conhecimento através de espaços virtuais requerem processos de análise minuciosos. O software utilizado actualmente ainda é muito deficiente na sua capacidade de fornecer ferramentas de análise e avaliação do processo. Neste sentido, a maioria plataformas de E-learning fornecem apenas uma informação quantitativa muito geral.


Analisar em diferentes vertentes

Os dados quantitativos sobre o número de intervenções, a distribuição de intervenções, etc., são úteis para ter uma primeira aproximação às interacções produzidas no espaço virtual, mas são insuficientes para a investigação dos processos de aprendizagem gerados. Por isso, é necessário o uso de metodologias de análise que permitam avaliar o processo gerado a partir de intervenções dos diversos participantes. É necessário diferenciar, por um lado, entre a natureza das intervenções e as metodologias de análise das mesmas. E além disso, analisar as condições que favorecem o processo de aprendizagem colaborativa através da rede.


Coerência no processo

Os modelos de classificação dos processos de interacção são úteis, mas é necessário partir para a construção dos mesmos de modo a que haja uma coerência entre os resultados da concepção do projecto, a sua aplicação e os resultados da aprendizagem.


Combinação de áreas

Por vezes é difícil usar categorias padrão ou predeterminadas. Por isso, é preciso combinar esta metodologia com modelos de geração de categorias a partir da análise do discurso gerado nas áreas de trabalho entre os professores participantes no curso e os tutores do mesmo.


Metodologia proposta

A metodologia de análise proposta implica um processo de categorização que implica uma dupla análise. Primeiro, uma vez estabelecidas as categorias de discurso geradas nas mensagens o investigador deve submeter à análise a outros especialistas da mesma área. Uma vez analisadas e comparadas as semelhanças, o investigador deve analisar as mensagens, de acordo com estas semelhanças. Existe um segundo nível de comparação, que incorpora a metodologia proposta, que é validar este segundo nível de análise com especialistas. Isto é, não só validar categorias, mas também a aplicação destes com os dados obtidos. Este segundo nível de validação assegura um consenso sobre a aplicação e interpretação dos dados.

Conclusão

Apesar das dificuldades em analisar o discurso do espaço virtual, a opinião formada é, de que é importante que as metodologias de análise utilizadas permitam obter uma maior fiabilidade, validade e replicabilidade dos resultados obtidos na investigação.





Bibliografia

  • Neto, C. (2006). O PAPEL DA INTERNET NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. In  repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6191
  • Bardin, L. Análise de conteúdo